Oficina Virtual e Trabalho Final








Somos alunas da Disciplina Diplomática e Tipologia Documental, do curso de Arquivologia - UnB, e, primeiramente, temos umas perguntinhas a você! Assista ao vídeo e confira:


E então? Vamos descobrir como a Arquivologia por meio da Diplomática e Tipologia Documental pode te ajudar com seus medicamentos?

A Arquivologia é uma área do conhecimento que estuda as funções arquivo e assim os documentos.
E você sabia que a bula de medicamentos é um documento? Isso mesmo! Ela é um documento legal sanitário de acordo com a Agência de Vigilância Sanitária. (Para saber mais acesse: Um documento parachamar de seu). 

Por isso, como outros diferentes documentos de arquivo, para ser devidamente uma bula de medicamentos ela precisa seguir as regulamentações impostas para a sua formação. E é aí que a Diplomática entra em cena!

A Diplomática é a disciplina que estuda a estrutura formal do documento de arquivo e a autenticidade do documento. Mas... pera aí? Autenticidade? O que é isso aí? Autenticidade é, basicamente, quando um documento preenche todas as formalidades e regulamentações, não sofrendo alterações de fora desse processo. 

Assim a bula de medicamentos para ser autêntica deve seguir as regulamentações dispostas na resolução RDC 47, de 8 de setembro de 2009, da Anvisa! (Acesse a resolução aqui). Esta resolução foi composta por meio de uma consulta pública em que a população deu a sua opinião sobre o que gostariam que mudasse na bula de medicamentos.  


A resolução citada acima promoveu ótimas mudanças na bula de medicamentos! Agora ela não possui mais, por exemplo, aquelas letrinhas minúsculas e palavras que ninguém entende! 
Clique e veja as últimas mudanças das bulas de medicamentos:






Agora ficou bem melhor e mais fácil, não é mesmo?












A nova estrutura da bula de medicamentos agora é assim:

Estrutura da Bula de Medicamentos para o paciente.
Com base na RDC 47, de 8 de setembro de 2009, da Anvisa

Assim, a Diplomática vai estudar a estrutura, analisando qual documento de fato é,  por onde o documento passou, como a informação no documento está disposta, os sinais que validam o documento, se ele é original ou cópia por exemplo, o suporte em que ele está, por exemplo. Para saber mais sobre esses conceitos e ver a análise diplomática ( e também a análise tipológica que veremos mais à frente) fizemos um folder para você! Você pode baixar e imprimir se desejar!

Folder - Parte 1
Folder - Parte 2

Por isso fiquem atentos!

Saiba também que é muito importante entender o contexto em que o documento está inserido. E essa é a parte da  Tipologia Documental . Esta vai buscar compreender o contexto do documento analisado pela diplomática, a parte que fizemos agorinha acima! Para mais conceitos veja nosso folder acima.
Para elucidar os lugares e passos que a bula de medicamentos percorre desde a sua criação até seu arquivamento, inventamos uma empresa farmacêutica fictícia  e uma bula de medicamentos para ficar mais claro a você como se dá esse processo. Não deixe de conferir, clique aqui. (Para saber mais acesse nosso trabalho final)

E aí? Viu o quanto a bula de medicamentos com a ajuda da Diplomática e Tipologia Documental podem te ajudar a entender mais sobre a bula de medicamentos e como descobrir se o medicamento que você toma é falsificado ou irregular?

Agora você é um expert em bula de medicamentos, com base na estrutura da bula de medicamentos demonstrada acima (clique aqui) teste seus conhecimentos e monte o quebra-cabeças criamos especialmente para você com a nossa bula de medicamentos!


           da bula de medicamentos




Conseguiu em quanto tempo? Qual foi sua posição no Ranking? Fale para gente nos comments abaixo!

Ressaltamos que com base no que mostramos sobre a bula de medicamentos nossa bula de medicamentos disposta no quebra-cabeças não é uma autêntica bula de medicamentos, pois como ensinamos ela não possui os sinais de validação que uma bula autêntica deve ter, não segue seu trâmite necessário e não é de uma industria farmacêutica e nem de um medicamento de fato. 


Para saber mais sobre a oficina e a bula de medicamentos, clique aqui e confira o nosso Trabalho Final!

Agradecemos a sua participação em nossa oficina virtual!!

Um comentário: