quinta-feira, 9 de junho de 2016

Pesquisa nos blogs discentes

O grupo analisa o acervo Flávio de Barros no Museu da República que contêm fotografias da Guerra de Canudos. Foi apresentado ao longo do trabalho a importância do arquivo permanente como forma de conexão do passado com o presente, sendo fator essencial para formação de uma identidade nacional. São feitas analises diplomáticas e tipológicas em cima desse acervo, não deixando de explicar o que é cada uma dessas coisas para que os visitantes que não conhecem a área não se percam. O trabalho foi abordado de forma sucinta e o assunto escolhido é bastante interessante, principalmente na aplicação do tema dentro da matéria e na arquivologia em geral. Na conclusão eles apresentaram um importante ponto que é a dificuldade ainda encontrada pela arquivologia em gerir esse tipo de documento.


O grupo Foca na Diplomática analisou a cédula do real e os seus sinais de validação, tomando o protótipo de cédula produzido pela casa Casa da Moeda como documento de arquivo. Na apresentação da oficina, o grupo utilizou um banner para demonstrar e explicar melhor todos os sinais de validação presentes nas cédulas em circulação e no blog fizeram uma linha do tempo, mostrando a evolução desses sinais. O grupo disponibilizou o conteúdo da apresentação da oficina em modo on line, no formato de apresentação prezi. Um dos pontos que que vai nos ajudar em nossa oficina é a forma como eles tornaram o conteúdo da apresentação mais interessante para os visitantes, analisando as notas das pessoas e mostrando como a diplomática pode ser vista no cotidiano.

O grupo Traço Atemporal teve como tema a arquitetura e escolheram a planta baixa do Beijódromo como documento de arquivo a ser analisado. Na oficina, o grupo montou um estande e utilizou um fluxograma mostrando as etapas da construção do Beijódromo, evidenciando a importância da planta e mostrando a sua relação com a arquivologia. No fim da apresentação, o grupo promoveu uma dinâmica onde os visitantes deveriam relacionar os documentos às etapas corretas do fluxograma, sorteando uma caneca entre aqueles que relacionaram corretamente. O grupo disponibilizou o conteúdo da apresentação de modo on line, porém não é mais possível realizar o download dos documentos disponibilizados. O que vamos aproveitar para a nossa oficina é o modelo de dinâmica interativa, para ajudar os visitantes a fixar o conteúdo de nossa apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário