sexta-feira, 15 de abril de 2016

Será que é falso???


E aí pessoal, vamos investigar?

A veracidade e autenticidade são características diferentes nos documentos, mas que habitualmente são confundidas. A autenticidade diz respeito aos elementos que caracterizam confiabilidade ao documento, observando a sua criação, devendo ser feita por entidade competente ao referido documento, o seu trâmite e seus sinais de validação, assim, condiz às características do documento que dão ao mesmo legitimidade para cumprir com sua função administrativa. Já a veracidade diz respeito às ideias, às questões, o conteúdo disposto no documento.


Uma problemática a respeito da falsificação de documentos que é muito corriqueira em nosso cotidiano é a facilidade de fraudar uma receita médicas. Ao observar as diferenciações entre veracidade e autenticidade, levando em conta os princípios da diplomática e tipologia, observe o documento abaixo.

Uma de nossas integrantes foi a uma consulta com o oftalmologista e recebeu uma receita oftalmológica para prescrição de lentes. Considerando o documento abaixo, analisem: ele é falso?? É verídico?? É autêntico?? Uma dica, levem em consideração os sinais de validação que uma receita oftalmológica, de fato, deve conter e não quais sinais de validação acreditamos que uma receita oftalmológica, por ser um documento de fácil identificação, deve possuir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário